Até o momento, temos 8.687 vias cadastradas em 1607 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Dados do local Rio de Janeiro > Petrópolis > Pedra da Amizade

Ampliar imagem Pedra da Amizade
Foto: Alexandre Berner
Pedra da Amizade
Cadastrada por: Luciano Bender, em 05-12-2017 às 12:27
Descrição: Localizada às margens da BR-040, na Estrada do Contorno, possui acesso fácil e rápido, a poucos metros da estrada. É uma montanha de coloração negra, com grandes paredes, e alguns negativos (pequenos tetos) em tons amarelados, que a caracterizam bastante. Fora da época de seca, aflora da montanha uma pequena cascata, que pode ser vista à direita dos tetos. Excelente opção para quem busca escaladas longas em aderência, ou fendas e negativos em artificial. O melhor local para se estacionar o carro é no Posto Brazão. Não é aconselhável deixar o veículo no acostamento devido ao fluxo intenso de automóveis pela rodovia, e também para não chamar a atenção de "oportunistas". O ônibus da linha Rocio passa pela base.
Como chegar à base: vindo do Rio, sentido Juiz de Fora, no km 72 da BR-040, avista-se a montanha à direita, que quase se debruça sobre a estrada. A montanha está localizada um pouco antes do posto e restaurante Brazão, no qual há um retorno (km 71) e onde pode-se parar o automóvel. Para se chegar às vias Brenda Bravo e Che Guevara, basta seguir a canaleta à esquerda do Paredão da Amizade. A base deste último está localizada no trecho onde a rocha mais se aproxima do asfalto, 400 m depois da placa indicativa do km 72, em direção ao km 71, estando a cerca de apenas 10 metros da estrada. E, por fim, para se chegar à base do Transilvânia, deve-se subir por alguma das canaletas de escoamento de água que estiver na direção da via, e depois continuar por um trecho curto com mato.